Mais ambicioso e mais caro projeto da TV alemã, Babylon Berlin mostra o caldeirão cultural e agonia política da República de Weimar, os anos dourados antes de os nazistas chegarem ao poder. É uma ode ao glorioso estilo de vida berlinense da década de 1920.

A situação política é um ponto central da trama. O aumento do desemprego e da inflação, assim como a especulação cambial levaram a fortes embates políticos nas ruas, não só em Berlim. A polícia reprimia as revoltas dos trabalhadores, ao tempo que cada vez mais pessoas clamavam por um líder de pulso forte.

A história é situada no final da década de 1920, período em que Adolf Hitler luta para subir ao poder, através do Partido Nazista. Enquanto isso, a Alemanha passa por importantes mudanças culturais, econômicas e políticas, com o aumento do desemprego e da inflação.

Neste cenário histórico, vive Gereon Rath (Volker Bruch), um detetive da polícia de Colônia que é transferido para Berlim, onde precisa solucionar um crime ligado à máfia. Mas o que inicialmente parecia ser um simples caso de extorsão, logo se transforma em um escândalo político.

Contando com a ajuda de seu colega Bruno Wolter e da estenógrafa Charlotte Ritter (Liv Lisa Fries), e sob o comando do Superintendente Ernst Gennat, Rath enfrenta uma rede de corrupção e de tráfico de drogas e armas, que o levam a viver um conflito moral e existencial.

Ao longo dos 16 episódios da série, Rath se movimenta dentro de uma selva de corrupção, prostituição, drogas e comércio de armas. Ele nem sempre segue o bom caminho, e também tem um papel quase de “outsider” na força policial de Berlim.

A série tenta justamente entrar nos caminhos mais obscuros desse momento, a investigação que dá o tom da série reside em ambientes de perversões sexuais, pornografia, sadomasoquismo, além de tramas políticas como a perseguição de um grupo trotskista. Babylon Berlin faz com que esse mundo radiante de Berlim esteja conectado por caminhos extremamente mal iluminados, reservando uma onda de dualidade para aquele mundo.

NOTA FINAL:

FICHA TÉCNICA

Direção:  Tom Tykwer
Roteiro: Achim von Borries e Hendrik Handloegten
Título Original: Babylon Berlin (Season One)
Gênero: Drana/Policial
Duração: 45 min por episódio
Elenco:  Liv Lisa Fries, Volker Bruch, Benno Fürmann, Christian Friedel, Dimitri Alexandrov, Ernst Stötzner, Frederick Lau, Fritzi Haberlandt, Hannah Herzsprung, Henning Peker, Hildegard Schroedter, Jean Denis Römer, Jeanette Hain, Jens Harzer, Joachim Paul Assböck, Karl Markovics, Lars Eidinger, Marie Gruber, Matthias Brandt, Misel Maticevic, Peter Kurth, Sebastian Urzendowsk, Severija Janusauskaite, Thomas Thieme, Udo Samel e Waléra Kanischtscheff
Classificação etária: 
Lançamento: 13 de outubro de 2017

Comments

comments