Na história de Elisa Esposito (Sally Hawkins), uma faxineira de um laboratório vigiado por militares, onde uma criatura recém descoberta nos rios da Amazônia encontra-se em cárcere. Elisa presencia o exato momento em que o ser chega aprisionado, o que desperta sua curiosidade. A Forma da Água, além de tudo, é um filme lindo, com uma preocupação estética já característica do diretor.  Não à toa está indicada em 13 categorias do Oscar

Aos poucos, a protagonista, estabelece uma comunicação com a criatura, que se mostra inteligente e dotada de uma percepção semelhante à dos seres humanos. Cria-se então um laço de afeto que aumenta com o ritmo do filme.

A Forma da Água (Shape of Water) é também um conto de fadas, uma fábula como as que o diretor está acostumado a recriar, e um romance entre seres de espécies diferentes. Até mesmo sua abordagem para este tema é diferente, já que a intenção do cineasta, como dito em entrevistas, era criar um filme de monstro no qual a criatura ficasse com a mocinha.
A sensibilidade com a qual o longa trata algumas questões como preconceito, auto-estima, e aceitação do que é diferente é de marejar os olhos.

O mexicano Guillermo del Toro é um aficionado por cinema de monstros e construiu sua carreira em cima disso. Sua paixão por criaturas foi o que fez seu nome e lhe deu status em Hollywood, permeando todos os seus filmes, inclusive os mais sérios, que possuem algo a dizer além dos seres míticos. Ele criou a história e escreveu o roteiro ao lado de Vanessa Taylor.

Na trama, no auge da Guerra Fria, década de 1960, um agente do governo, descobre e captura uma criatura monstruosa e humanoide, a versão de del Toro para o Monstro da Lagoa Negra como dito, de um país da América do Sul. Em um diálogo, o cineasta resolve a charada e nossa curiosidade sobre de onde surgiu este ser, abrindo um leque de possibilidades e não dando nenhuma definição concreta, como tinha que ser.

 

NOTA FINAL:

FICHA TÉCNICA

Direção:  Guillermo del Toro
Roteiro:  Guillermo del Toro e Vanessa Taylor
Título Original: The Shape of Water
Gênero: Drama/Fantasia/Romance
Duração: 2h 3 min
Elenco: Doug Jones, Michael Shannon, Michael Stuhlbarg, Octavia Spencer, Richard Jenkins, Sally Hawkins, David Hewlett, John Kapelos, Lauren Lee Smith, Nick Searcy e Stewart Arnott
Classificação etária:  Não recomendado para menores de 16 anos
Lançamento: 8 de Dezembro de 2017

Comments

comments