Continuação da minissérie The White Queen. Adaptada do best-seller de mesmo nome, escrito por Philippa Gregory, The White Princess acompanhará a Guerra das Rosas, situada no ano de 1485, e gira em torno de Elizabeth, filha de Elizabeth Woodville, que se torna esposa de Henrique VII e mãe de Henrique VIII. O casamento foi arranjado com o objetivo de unir a Inglaterra e encerrar a guerra, mas logo depois rumores começam a circular sobre o Príncipe Ricardo, irmão de Elizabeth, que estaria vivo e planejando tomar o trono.

Na trama, Margaret Beaufort, a mãe obstinada do rei Henrique VII, entra em confronto com sua nora, a princesa Isabel de Iorque. Enquanto sua influência sobre seu filho começa a diminuir e a de Isabel (Lizzie) crescer, Margaret começa a desvendar como os pecados do passado e do presente pesam sobre sua consciência enquanto sua relação com Henry fica cada vez mais em risco.

The White Princess triunfou em muitos aspectos, se não em todos. Os cenários e o guarda-roupa são excepcionais, e mais do que isso: acompanham o crescimento e amadurecimento das personagens. É muito fácil nos perdermos nesta série, um efeito que seria irremediavelmente quebrado por um ambiente menos envolvente. Acredito que nesta série houve dois elementos que a tornaram numa obra excelente: o elenco, e o desenvolvimento das personagens.

As ações dos personagens nos últimos dois episódios seriam impensáveis nos primeiros dois episódios, mas a sua evolução é tão lógica, tão evidente, tão inevitável, que não temos o menor problema em acreditar no que está para acontecer no final. Os maiores exemplos desta evolução natural são, claro, a Lizzie, o Rei Henrique e a Maggie. As pessoas que eles eram no início simplesmente já não existem no final. Há outras personagens que se mantêm inalteradas nas suas ações e convicções, mas nas quais isso faz todo o sentido, devido às suas características fundamentais: Lady Margaret, e Richard, por exemplo. Como é que eles conseguiram tudo isto em apenas oito episódios? Essa é a pergunta que eu deixo por fim.

NOTA FINAL:

FICHA TÉCNICA

Direção:  Alex Kalymnios e Jamie Payne
Roteiro: Emma Frost e Philippa Gregory
Título Original: The White Princess
Gênero: Drama/História
Duração: 60 min por episódio
Elenco: Jodie Comer, Jacob Collins-Levy, Michelle Fairley, Essie Davis, Rebecca Benson, Suki Waterhouse, Joanne Whalley, Vincent Regan, Caroline Goodall, Patrick Gibson, Rhys Connah, Amy Manson, Kenneth Cranham, Andrew Whipp, Anthony Flanagan, Richard Dillane, Adrian Rawlins e Rossy de Palma
Classificação etária: 
Lançamento: 16 de abril de 2017

Comments

comments