Sinopse:

“Após receber residência permanente nos Estados Unidos em troca do assassinato de um oficial do governo cubano, Tony Montana se torna o chefe do tráfico de drogas em Miami. Matando qualquer um que entre em seu caminho, Tony eventualmente se torna o maior traficante da Flórida, controlando quase toda a cocaína que entra em Miami. Porém, a pressão da polícia, as guerras com cartéis colombianos e sua própria paranoia servem para alimentar as chamas de sua eventual queda.”

Em um dos primeiros papéis de sua carreira, a atriz Michelle Pfeiffer faz um papel secundário, mas de extrema importância para o enredo. É por ela que Tony Montana se sente atraído e ela é responsável pelas situações mais impensáveis para o personagem de Al Pacino, pois ela é a única que bate de frente com o mesmo.

Destaque também para a interpretação de Mary Elizabeth Mastrantonio como Gina, a irmã caçula de Tony. Um toque singelo em sua personalidade que de repente sofre uma incrível transformação com uma pequena ajuda financeira de seu irmão. Quando o mesmo percebe a estupidez que seu dinheiro causou à sua irmã mais querida, ele parte para a ignorância.

O filme possui uma fotografia de primeira, mostrando toda a beleza das praias de Miami e a famosa avenida à beira-mar com seus pequenos hotéis e bares que chamam atenção por sua iluminação chamativa à noite. É em um desses pequenos hotéis que acontece uma das cenas mais importantes do filme, responsável pelo pontapé na ascensão de Tony no mundo do tráfico.

Um roteiro bem trabalhado, muito bem dividido em épocas e regiões, consegue mostrar com facilidade a evolução de Tony após sua entrada nos EUA. A sua sagacidade, frieza e poder de persuasão consegue conquistar os mais perigosos contrabandistas, o levando ao status de homem calculista. O roteiro tem como ponto forte mostrar os lados mais distantes dentro da mente de Tony.

NOTA FINAL:

FICHA TÉCNICA

Direção:  Brian De Palma
Roteiro:  Oliver Stone
Título Original: Scarface
Gênero: Drama/Policial
Duração:  2h 50min
Elenco: Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Steven Bauer, Robert Loggia, Mary Elizabeth Mastrantonio, Harris Yulin, Paul Shenar, Ángel Salazar e Pepe Serna
Classificação etária: Não recomendado para menores de 18 anos
Lançamento: 1 de dezembro de 1983

Comments

comments