Os anos 70 foram muito importantes, para a política, a ciência, o esporte, e tantos outros fatores da sociedade, mas também foram anos completamente insanos.

Com as mentes de Bill Burr e Michael Price, o seriado retrata muito bem este período, mas de uma maneira bem diferente, mais próximo do dia a dia das pessoas comuns. Na primeira temporada, que contou com seis episódios, tivemos problemas com a compra de uma TV a cores, discussões familiares, bullying e tantos outros temas que até hoje são comuns no dia a dia de qualquer pessoa. Claro que o seriado exagera tudo em nome do humor, mas não espere aventuras insanas.

O tom sombrio e certas vezes até pesado, ocasionado pelos problemas do casal e que acabam refletindo nos filhos dita praticamente todos os episódios. A luta pelo fim da virgindade de Kevin, enquanto tenta também sucesso com sua banda de rock, a rebeldia de Bill, ocasionada pelo bullying e pelos problemas familiares e a incompreensão dos talentos de Maureen, que nunca são reconhecidos por seu pai pelo fato dela ser uma garota (e mulheres nunca serão astronautas e nem trabalharão com computadores, pelo menos por aqui), são parte da mensagem profunda da série sobre vários tipos de problemas familiares.

Mas ainda é necessário se desprender completamente do nosso mundo atual e do politicamente correto para entender F is For Family. Isso faz com que questões como o machismo que imperava na época, drogas, sexo e costumes como o de fumar em qualquer lugar, façam parte do comum nos episódios. Eram outros tempos, que podem acabar ofendendo de verdade várias pessoas que, desavisadas, assistem o episódio achando que é apenas outro desenho “de homenagem aos anos 70”. Mas é ao expor as coisas como elas realmente foram, tirando as cortinas do preconceito, já que naquela época tudo acontecia de maneira “normal”.

F Is for Family é aquela série que acerta em tudo, na abertura com Come and Get Your Love do Redbone, nos temas daquela época e principalmente, muito mais do que uma família muito doida, você consegue perceber os sentimentos que um sente pelo outro.

NOTA FINAL:

 

FICHA TÉCNICA

Direção:  Tom Gianas
Roteiro:  Bill Burr e Michael Price
Título Original: F Is for Family
Gênero: Animação/Comédia
Duração: 25 min por episódio
Elenco: Bill Burr, Laura Dern, Justin Long, Debi Derryberry, Haley Reinhart e Sam Rockwell
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Lançamento: 18 de dezembro de 2015

Comments

comments