Criado por Gary Gygax e Dave Arneson, sua origem vem de jogos de tabuleiro dos gêneros WarGame e miniaturas, surgindo como um spin-off de um WarGame chamado Chainmail (1971), criado por Gary Gygax e Jeff Perren.

O mundo de D&D foi influenciado pela mitologia mundial, história, literatura pulp, e romances de fantasia contemporânea. A importância do trabalho de J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos AnéisO Hobbit como uma influência sobre D&D é controversa. A presença no jogo de halflings, elfos, meio-elfos, anões, orcs, rangers e afins, estabelecer comparações com essas obras. A semelhança era ainda mais antes que a ameaça de processo pela Tolkien Enterprises, que fez com que nomes fossem alterado, hobbit para “halfling”, ent para ‘ente’, e Balrog para ‘balor “. Por muitos anos Gygax minimizou a influência de Tolkien sobre o desenvolvimento do game. No entanto, em uma entrevista em 2000, ele reconheceu que a obra de Tolkien teve um “impacto forte”.

Um jogo típico de Dungeons & Dragons consiste de uma aventura, que é o equivalente a uma história. Aventuras geralmente são descritas por um Mestre ou são usadas aventuras prontas, que são publicadas em forma de livros. Aventuras publicadas geralmente incluem uma história de fundo, mapas e objetivos para os personagens alcançarem.

Uma série de aventuras, é chamada de “campanha”. Os lugares onde essas aventuras ocorrem, como uma cidade, país, planeta, ou até mesmo um universo inteiro também são mais comumente referidos como “mundo” ou “cenário de campanha”. Esses cenários são baseados em vários subgêneros de fantasia; Atualmente a Wizards of the Coast publica três desses cenários: Greyhawk, Forgotten Realms e Eberron. Os mais populares são Greyhawk, Dragonlance, Forgotten Realms, Mystara, Spelljammer, Ravenloft, Dark Sun, Planescape e Eberron. Os mestres e jogadores também podem desenvolver seus próprios mundos para usarem como cenários de campanha.

D&D tem ficado conhecido pelo grande público por causa do seriado Stranger Things, o jogo foi lançado em 1974, mas ma versão jogada pelos meninos da série era provavelmente a chamada “Caixa Vermelha“, o primeiro conjunto bem organizado das regras básicas do jogo, que inclusive foi vendida no Brasil, pela Grow nos anos 1990.

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