É considerado pelos críticos como o marco de início da “Era dos Blockbusters”

Eu acho que tinha uns 6 ou 7 anos quando assisti pela primeira vez, conheci pelo título nacional Guerra nas Estrelas, acabei viciando rápido, desde aquele tempo dá quase 20 anos viciado em Star Wars.

Lucas começou a escrever em janeiro de 1973, “oito horas por dia, cinco dias por semana”, tomando pequenas notas, inventando nomes estranhos e atribuindo-lhes possíveis caracterizações. Iria descartar muitos deles pelo tempo que o roteiro final foi escrito, mas ele incluía vários nomes e lugares no script final ou as suas sequelas. Ele reviveu outras décadas mais tarde, quando ele escreveu a nova trilogia. Usou esses nomes e idéias iniciais para compilar uma sinopse de duas páginas intitulado Journal of the Whills, que contou o conto da formação do aprendiz CJ Thorpe como “Jedi-Bendu” pelo lendário Mace Windu. Afim de criar uma mais compreensível para a Universal, Lucas, em seguida, começou a escrever uma sinopse de 13 páginas chamada The Star Wars em 17 de abril de 1973, que teve paralelos temáticos com o filme A Fortaleza Escondida de Akira Kurosawa (1958).

O “alto oficial” do Império Galáctico, Darth Vader, vai atrás da senadora e Princesa Leia Organa, sob duas acusações: ela é parte da resistência ao Império, a Aliança Rebelde, e roubou planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte. A nave de Leia é tomada em uma batalha, mas a Princesa coloca os planos na memória da unidade droide R2-D2 e esse, com seu parceiro C-3PO, entra num módulo de escape que cai no planeta deserto Tatooine.

Dentro da Estrela da Morte, eles conseguem se disfarçar de Stormtroopers e localizam a princesa, enquanto Ben Kenobi desativa o raio trator que impede a decolagem da nave. Enquanto Solo, Luke, Chewbacca e os dróides libertam a princesa e fogem para a nave. Kenobi é morto por Vader e a Millennum Falcon escapa. Entretanto o Império rastreia a nave para descobrir o local da base da Aliança Rebelde, que está escondida em uma lua do planeta Yavin.

Sabendo que a fuga foi facilitada, os rebeldes preparam um ataque à Estrela da Morte com base nos planos escondidos em R2-D2. Naves rebeldes, como a X-Wing, atacam a Estrela da Morte. Han Solo, que havia desistido de participar do ataque. A Estrela da Morte explode, mas Vader escapa. Luke, Solo e Chewbacca são condecorados pela princesa Leia.

FICHA TÉCNICA

Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas
Título Original: Star Wars: Episode IV – A New Hope
Gênero: Ação/Aventura/Fantasia/Ficção Científica
Duração: 2h 5min
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Alec Guinness, Kenny Baker, Anthony Daniels, Robert Clarke, Peter Cushing e David Prowse
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lançamento:  25 de Maio de 1977

Comments

comments