Uma das lendas dos filmes de ação.

Nasceu no dia 18 de outubro de 1960 em Berchem-Sainte-Agathe, Bruxelas, Bélgica, é um especialista em Karate Shotokan, Muay Thai, Taekwondo WTF, Full Contact e KickBoxing.

Alcançou sucesso nacional na Bélgica como artista marcial e fisiculturista, tem 1,60 de altura, ganhando o título de “Mr. Bélgica“. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1982 para iniciar uma carreira no cinema. Confira a lista com os 10  melhores filmes de Van Damme.

O Grande Dragão Branco (Bloodsport)

Dirigido por New Arnold

Roteiro: Christopher Cosby, Mel Friedman e Sheldon Lettich.

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Donald Gibb, Leah Ayres, Bolo Yeung, Forest Whitaker, Norman Burton, Roy Chiao, Michel Qissi e Philip Chan.

Foi neste filme que  Van Damme deu os primeiros passos da sua carreira cinematográfica nos Estados Unidos, precisamente numa história baseada em acontecimentos reais. No longa ele interpreta Frank Dux, um jovem treinado em Ninjutsu que aprendeu os rudimentos das artes marciais através dos ensinamentos do seu mestre Senzo Tanaka. E será precisamente num tributo à Senzo que Frank aceita participar do famoso, exigente, mortífero e clandestino torneio Kumite, em Hong Kong, tornando-se assim o primeiro ocidental a ganhar aquela competição.

O Desafio do Dragão (Kickboxer)

Dirigido por Mark DiSalle e David Worth.

Roteiro: Glenn A. Bruce

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Dennis Alexio, Dennis Chan, Michel Qissi, Haskell V. Anderson III, Rochelle Ashana, Steve Lee, Richard Foo e Ricky Liu.

Kurt Sloane é um jovem lutador de caratê que ajuda seu irmão mais velho, Eric Sloane, nos treinos de kickboxing. Após se tornar campeão mundial dos pesos pesados, Eric vai para a Tailândia defender o título, enfrentando o invencível Tong Po. Durante a luta ele é gravemente ferido, ficando paralítico. Em busca de justiça, Kurt decide defender a honra da família no ringue, se submetendo a um pesado treinamento de Muay Thai com um famoso mestre local, chamado Xian Chow.

Duplo impacto (Double Impact)

Dirigido por Sheldon Lettich que também ficou como responsável pelo roteiro ao lado de Jean-Claude Van Damme (além de escrever também atuou como protagonista do filme)

Elenco: Geoffrey Lewis, Andy Armstrong, Alan Scarfe, Wu Fong Lung, Bolo Yeung e Philip Chan.

Dois bebês gêmeos são separados quando seus pais são assassinados por um criminoso chinês. Anos depois, um deles, Chad, vive confortavelmente em Los Angeles, onde é professor de dança e artes marciais. O outro, Alex, após passar por muitos orfanatos na infância, tornou-se dono de um bar em Hong Kong e realiza algumas operações ilegais. Ao descobrir que possui um irmão, ele acaba indo a Hong Kong em busca do auxílio dele, para se vingar do homem que matou seus pais.

Soldado Universal (Universal Soldier)

Dirigido por Roland Emmerich.

Roteiro: Richard Rothstein, Christopher Leitch e Dean Devlin.

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Dolph Lundgren, Ally Walker, Ed O’Ross, Jerry Orbach, Leon Rippy, Tico Wells, Ralf Moeller, Gene Davis, Drew Snyder, Tommy ‘Tiny’ Lister, Simon Rhee, Eric Norris, Michael Winther, Joseph Malone, Rance Howard e Lilyan Chauvin.

Em 1969, durante a Guerra do Vietnã, um grupo de soldados americanos recebe ordens de proteger uma localidades de ataques dos vietcongs. Entretanto o soldado Luc Deveraux acabou encontrando civis e membros do seu esquadrão mortos. Ele acaba descobrindo que o sargento Andrew Scott matou as pessoas, além de ter tomado um menino e uma menina como reféns. Ele mata o menino e ordena a Deveraux fazer o mesmo com a menina para mostrar sua lealdade, entretanto o soldado recusa-se e tenta salvar a menina, que acaba sendo morta por uma granada lançada por Scott, após isso os dois acabam por atirar um no outro até a morte, os soldados são ditos como desaparecidos em ação. Secretamente um esquadrão do exército americano congelou os corpos soldados para serem parte de um novo e secreto projeto de alta tecnologia cibernética desenvolvido pelo governo. Anos depois esses soldados são ressuscitados e passam a ser guerreiros perfeitos, quase indestrutíveis, desprovidos de sentimentos, insensíveis à dor, sem memória e lembranças de suas antigas vidas. Eles são os “soldados universais”, preparados geneticamente como máquinas de matar, destruir e obedecer.

O Alvo (Hard Target)

Dirigido por John Woo.

Roteiro: Chuck Pfarrer.

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Lance Henriksen, Yancy Butler, Arnold Vosloo e Wilford Brimley.

Chance Boudreaux  é um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder, uma advogada, a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação Chance descobre uma quadrilha que negocia pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em um safári mortal. É quando ele decide combater Emil Fouchon, o chefe do negócio, e seus capangas, e entra como principal alvo para a quadrilha mafiosa.

Desafio Mortal (The Quest)

Dirigido por Jean-Claude Van Damme (Que também atuou como Cristopher Dubbois)

Roteiro: Steven Klein e Paul Mones

Elenco: Roger Moore, Janet Gunn, James Remar, Jack McGee, Aki Aleong, Abdel Qissi, Louis Mandylor, Chang Ching Peng Chaplin e Ryan Cutrona.

Na década de 20, nos guetos de Nova York, o ladrão Chris Duboi foge da polícia. Ele acaba se escondendo em um navio de carga com destino à Ásia. Quando chega à Tailândia, é levado pelo misterioso Lord Dobbs e conhece o mundo clandestino das lutas de artes marciais. Chris passa a treinar e participa de uma batalha secreta entre os maiores lutadores do mundo.

A Irmandade (The Order)

Dirigido por Sheldon Lettich

Roteiro: Les Weldon e Jean-Claude Van Damme

Elenco: Sofia Milos, Charlton Heston, Brian Thompson, Ben Cross, Vernon Dobtcheff, Sasson Gabai e Alon Abutbul.

Um especialista em artefatos chamado Rudy é forçado a viajar até Jerusalém para recuperar um pergaminho sagrado, em troca da liberdade de seu pai, seqüestrado por um grupo de fanáticos religiosos.
A missão, entretanto, acaba não saindo como o planejado: Rudy é acusado de assassinato por um astuto detetive e passa a ser perseguido pela polícia local. Enquanto tenta salvar sua pele, ele recebe a ajuda de uma bela e misteriosa garota. É apenas o início de uma grande aventura.

Operação Fronteira (The Shepherd: Border Patrol)

Dirigido por Isaac Florentine

Roteiro: Cade Courtley e Joe Gayton

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Stephen Lord, Natalie J. Robb, Gary McDonald, Scott Adkins e Bianca Van Varenberg

Um ex-piloto de Nova Orleans, Jack Robideaux, chega com seu coelho de estimação em Columbus, no Novo México, para fazer um trabalho com a patrulha da fronteira e trabalhar com o Capitão Ramona Garcia, para tentar evitar que soldados renegados das Forças Especiais façam o contrabando de um carregamento de heroína.

Garantia de morte (Death Warrant)

Dirigido por Deran Sarafian

Roteiro: David S. Goyer

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Robert Guillaume, Cynthia Gibb, George Dickerson, Art LaFleur, Patrick Kilpatrick, Joshua John Miller e Abdul Salaam El Razzac.

Um policial canadense chamado Louis Burke  é encarregado de investigar uma série de assassinatos de prisioneiros e carcereiros em uma violenta prisão.Seu único contato com o exterior será por meio de uma advogada, encarregada de passar informações e dinheiro para garantir sua sobrevivência. Disfarçado de Prisioneiro, o policial acaba recebendo o mesmo tratamento dos outros carcerários e acaba arrumando alguns inimigos. Usando suas incríveis habilidades em artes marciais, Burke é capaz de preservar sua vida e com a ajuda de outros dois prisioneiros, Louis vai conseguindo descobrir a verdade por trás dos crimes que ele fora investigar.

Força de Proteção (The Hard Corps)

Dirigido por Sheldon Lettich (também ajudou no roteiro)

Roteiro: George Saunders

Elenco: Jean-Claude Van Damme, Vivica A. Fox, Razaaq Adoti, Viv Leacock, Ron Selmour, Ron Bottitta, Adrian Holmes e Mark Griffin.

Phillip Sauvage um ex-soldado de forças especiais da operação “Tempestade no Deserto” remete à primeira invasão norte-americana ao Iraque. Ele é contratado para proteger um empresário bem sucedido, que no passado foi campeão de boxe na categoria peso-pesado. O inimigo, por mais estranho que pareça, é um ex-astro do rap que se tornou um criminoso, e que busca vingança de quem o colocou atrás das grades. Para tanto, Phillip não está sozinho, e monta uma equipe de jovens lutadores e ex-soldados a fim de garantir a proteção da família.

Comments

comments