Um super guia para você saber TUDO sobre os Guardiões

Com a estreia de Guardiões da Galáxia vol. 2 chegando, resolvemos fazer um guia para você, que ainda não sabe quem são (mesmo achando que isso é impossível), e pra você, que também é apaixonado pelos heróis intergaláticos da Marvel, assim como nós do Ponto, que quer saber tudo sobre a origem e história dos personagens. Então, apertem os cintos e boa leitura!

O início de tudo: a origem dos Guardiões

A primeira aparição dos Guardiões da Galáxia ocorreu em 1969, no gibi Marvel Super-Heroes #18, uma publicação da Marvel Comics destinada ao lançamento e teste de novos conceitos junto ao público leitor.

Escrita pelo recém-chegado na Marvel, Arnold Drake (que nos 20 anos anteriores trabalhou na DC Comics) eguardioesdagalaxia_parte2_img01_marvel_super_heroes_18 desenhada por Gene Colan, nesta aventura os leitores foram apresentados ao major da Força Aérea Americana e astronauta Vance Astrovik – mais conhecido como Vance Astro –, que no ano de 1988 participa de um projeto espacial que pretende levar o primeiro terrestre para Alpha Centauri, o sistema solar mais próximo do nosso. Dada a tecnologia da época, Astro sabia que levariam centenas de anos para ele chegar ao seu destino final, porém ele topou a empreitada, mesmo porque durante boa parte da viagem sua vida seria preservada através de técnicas criogênicas e do uso de um traje especial que envolvia toda a sua pele. Astro só não contava com três coisas: com o tempo o seu corpo ficou tão adaptado ao traje especial que a sua remoção causava a rápida degeneração de sua pele; a longa viagem fez com os suas habilidades telecinéticas latentes aflorassem – ele era um mutante e não sabia! –  e por fim, ao chegar em Alpha Centauri no ano de 3006 ele soube que duzentos anos após a sua partida a humanidade desenvolveu tecnologias que permitiam viagens espaciais em velocidades superiores a da luz, e fez uso delas para colonizar todo o nosso Sistema Solar e cercanias. Para resumir: a longa viagem de Vance Astro redundou em um sacrifício inútil!

Rapidamente, Astro se deparou com outra grande surpresa: quase todas as colônias terrestres foram atacadas e dominadas pelos Badoons, uma raça alienígena de características reptilianas que objetivava a dominação universal. Neste processo, as populações das colônias foram quase totalmente extintas e, de peripécia em peripécia Astro acabou reunindo-se com três sobreviventes: Yondu, um caçador oriundo de Alpha Centauri e especialista no uso de arco e flecha, além de ser dotado de poderes empáticos e místicos; Charlie-27, um militar nascido em Júpiter que possuía um corpo completamente adaptado para suportar a enorme força gravitacional do seu planeta natal; e Martinex, que era dotado de uma epiderme cristalina que permitia a sobrevivência nas temperaturas extremas de Plutão (seu planeta de origem), além de dotá-lo da capacidade de emitir ondas de calor e de frio. Reunidos, estes quatro indivíduos entenderam que deveriam unir suas forças e talentos para enfrentar os Badoons e libertar a Via-Láctea do seu jugo. E assim nasceram os Guardiões da Galáxia…

A baixa dos elementos cósmicos e Aniquilação

Na virada do Século XX para o Século XXI os elementos cósmicos ficaram bem em baixa nos setores de quadrinhos, mas no final do ano de 2003, a Marvel apostou em uma serie mensal do Titã Louco, que fatidicamente chegou ao fim em 2004. Porém, Thanos sempre foi um personagem importante demais para ser esquecido em canto qualquer. E o mesmo se aplica a todos os demais personagens cósmicos da Marvel, o que em 2005 motivou o editor Andy Schmidt a bolar a saga Aniquilação (Annihilation), que pretendia trazer de volta aos tempos de glória todos os heróis, vilões e conceitos cósmicos da Casa das Ideias.

O terreno para Aniquilação foi preparado pela minissérie em quatro partes Prelúdio Para Aniquilação: Drax, O Destruidor (Drax the Destroyer), estrelada por Drax, o Destruidor, um personagem recorrente nas PRELUDIO_PARA_ANIQUILACAO_DRAXN_O_DESTR_1263769541Bprimeiras aparições de Thanos e que nutria um ódio mortal pelo Titã Louco. Aniquilação foi lançada em dezembro de 2005 no formato de minissérie de seis edições (que traziam os principais fatos da saga) com quatro minisséries de quatro edições fortemente associadas a ela, protagonizadas pelo Surfista Prateado, Nova, Super-Skrull (um soldado skrull que possuí todos os poderes do Quarteto Fantástico) e Ronan, o Acusador. Mas, afinal, do que se trata Aniquilação?

Ora, tudo começou com o Aniquilador, um antigo inimigo do Quarteto Fantástico. Desejoso por expandir o seu poder para além da Zona Negativa (uma espécie de universo paralelo ao nosso e constituído de antimatéria), o Aniquilador invadiu o nosso universo, liderando uma força de ataque constituída por milhões de criaturas insectóides. Dezenas de mundos foram literalmente aniquilados diante do poder do exercito do vilão, e para fazer frente a ele Nova reuniu um grupo de contra-ataque constituído por personagens há muito tempo sumidos dos gibis da Marvel, como o Senhor das Estrelas (Starlord), Gamora, Ronan, Quasar, Drax e muitos outros. Após várias escaramuças e longas batalhas, a guardioesdagalaxia_parte1_img08_aniquilacao_01guerra contra as tropas do Aniquilador terminou, com perdas para ambos os lados: Quasar e Thanos morreram, o Aniquilador foi executado por Nova e, por fim, um armistício foi assinado entre os dois lados, e pelos termos do acordo o exército do recém-falecido Aniquilador tomou posse em definitivo de partes dos territórios do Império Kree.

Em terras brasileiras a minissérie Prelúdio Para Aniquilação: Drax, O Destruidor foi publicada em uma edição especial em janeiro de 2007, e Aniquilação e todas as suas minisséries correlatas foram reunidas em uma série especial de sete edições iniciada em fevereiro do mesmo ano. Todas essas revistas foram lançadas pela Panini. E, praticamente alguns meses depois uma continuação desta saga foi lançada em 2007, batizada como Aniquilação 2: A Conquista (Annihilation: Conquest).

Aniquilação 2 começou com o Universo em pandarecos após o enfrentamento contra as tropas do Aniquilador, e isso o tornou o alvo perfeito para ameaças oportunistas como a Falange (Phalanx), uma raça tecnorgânica desejosa por conquistas e que no passado enfrentou os X-Men. Novamente, vários personagens cósmicos da Marvel se reuniram para debelar a ameaça, e no transcorrer das batalhas foi descoberto que Ultron (um ser robótico oriundo da Terra e que era um dos principais inimigo dos Vingadores) era o líder da Falange. Graças à intervenção decisiva de Phyla-Vell (filha do Capitão Marvel e herdeira do nome heroico e dos braceletes quânticos que pertenciam a Wendell Vaughn) e de Adam Warlock, que juntos conseguiram derrotar o maligno robô, a Falange por fim foi derrotada, e a paz novamente se restabeleceu no Universo.

Aniquilação 2 foi publicada de forma similar a sua antecessora, com uma minissérie principal em seis partes e três minisséries relacionadas, estreladas por Quasar (no caso, Phyla-Vell), Espectro (Wraith, um personagem criado especialmente para o evento) e Senhor das Estrelas, além de uma edição especial de prólogo lançada antes das demais. Por aqui, a Panini lançou o prólogo em agosto de 2008 e a partir do mês seguinte todas as demais minisséries reunidas em uma série limitada de seis edições.

Pois é… E qual foi a grande consequência de tantas “aniquilações”? As barreiras do Tempo e do Espaço ficaram demasiadamente fragilizadas, e com o propósito de evitar novas tentativas de conquista universal como as empreendidas pelo Aniquilador e pela Falange o simpático Senhor das Estrelas convidou vários participantes das batalhas a se reunirem em um grupo fixo que agiria de maneira proativa toda vez que alguma ameaça surgisse. E esse foi o inicio dos Guardiões da Galáxia, com os personagens que conhecemos no universo cinematografico atual.

Os atuais personagens principais nas HQS

3b4ZymK

Origem: Marvel Preview #4 de 1976.

Peter Quill é meio humano e meio alien, seu pai é rei de Spartax e é tão vilão quanto Thanos. Ele chegou a ser membro de uma missão espacial da NASA até ser procurado por raças alienígenas e se tornar um tipo de justiceiro galático. Seu caminho lhe colocou contra Thanos e contra o Aniquilador, ações que terminaram por fazê-lo unir os Guardiões da Galáxia atuais. Seu poderes vem de armas, junto com sua armadura. Recentemente, sua armadura ganhou também super-força.

AZr7qSq

Origem: Em Strange Tales #180 de 1975.

Gamora é a última sobrevivente da raça alienígena Zen Whoberi, que foi exterminada pela raça conquistadora Badoon. Ela foi salva por Thanos, que a adotou ainda criança e a treinou para se tornar uma arma em seus planos de conquista, que envolviam destruir os Badoons. Quando adolescente, Gamora quase foi morta por um bando de sequestradores e Thanos a submeteu a um procedimento cirúrgico que a tornou mais forte e rápida, além de um fator de cura rápida. Maior assassina da galáxia, foi treinada por ele para ser imbatível. No entanto, na medida em que crescia, terminou se voltando contra seu mentor, após conhecer Adam Warlock e descobrir que Thanos queria destruir a metade dos seres vivos existentes. Seus poderes básicos são força, velocidade, agilidade e capacidade de cura além do normal. Contudo, tempos depois, foi dito que essas habilidades foram ciberneticamente implantadas.

7fq31ny

Origem: Em Homem de Ferro #55 de 1973.

Drax é um humano, chamado Arthur Douglas, cuja família foi morta por Thanos. Sua alma foi colocada em outro corpo pelo líder dos titãs, Mentor, e o deus Cronos, com um único objetivo: matar Thanos. A forma e o intelecto de Drax tem oscilado ao longo dos anos, tendo ele sido tanto herói quanto vilão. Recentemente, Drax renasceu em uma versão mais elegante e inteligente, embora ele insiste que ele não é mais “o Destruidor“, que já foi. Seus poderes já variaram muito. Ele já teve a capacidade de voar, incluindo pelo vácuo do espaço sem a necessidade de ar, resistência incrível, super-força comparada a do Hulk, capacidade telecinética de descobrir onde Thanos está e rajadas de energia… Contudo, hoje, muitos desses poderes se perderam.

5JfsjVX

Origem: Tales to Astonish #13, de 1960.

Groot não tem uma definição perfeita do que é, começou como um vilão que pretendia invadir a terra e capturar seres humanos para fazer experimentos. O personagem foi transformado em herói em 2006, e apareceu na saga Annihilation: Conquest. Sua atual encarnação é de um monarca de uma raça morta e que tem uma inteligência absurdamente grande, quase onisciente, não consegue se comunicar com a maioria dos seres do universo, sendo Eu sou Groot a única frase compreendida pelos demais. Groot absorve madeira como alimento, para reconstruir-se e aumentar sua força. Ele controla árvores, utilizando-as para atacar os outros, e também parece ser resistente ao fogo. É capaz de germinar, aumentando drasticamente sua massa, mais isso diminui seus movimentos. Se dá muito bem com Rocket Raccoon.

NVhLlYT

Origem: Em Marvel Preview #7 de 1976.

Rocket Raccoon é um guaxinim antropomórfico inteligente, um exímio atirador e mestre estrategista. Seu planeta de origem se chama Halfworld, situado no Quadrante Keystone, uma colônia abandonada para os doentes mentais, onde seus companheiros animais foram geneticamente modificados para assumir um nível humano de inteligência e corpo bípede. Raccoon possui os atributos normais de um guaxinim, incluindo a velocidade (que foi ampliada por sua mutação genética), um agudo senso de olfato, visão, audição e tato, é um piloto profissional de espaçonaves e um excelente atirador, com as duas pistolas a laser que ele carrega (tendo uma afinidade enorme com armas pesadas). Ele também é um grande estrategista militar e líder, atributos que o ajudam a tomar conta dos Guardiões da Galáxia quando o Star Lord não está disponível.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Então, já sabe tudo sobre os Guardiões da Galáxia?! Acha que falou alguma informação importante? Deixa aí nos comentários!

 

 

 

 

Comments

comments