Esta matéria contém SPOILERS, tome cuidado!

A edição 4 de Morte de X iluminou certos eventos que transcorreram entre Inumanos e X-Men, finalmente revelando a resposta da pergunta mais freqüentemente feita pelos fãs dos mutantes: “O que diabos aconteceu com Ciclope? 

Vale lembrar que o título se passa no intervalo de oito meses, entre os eventos de Guerras Secretas e que do lançamento de All-New Marvel.

Sabia-se que Ciclope morreu durante esses meses, mas as circunstâncias exatas eram ainda desconhecidas.

Em entrevista, o co-escritor Charles Soule (CS) falou sobre o final surpreendente da série:

Aquela virada total no final da A Morte de X # 4. Parece um momento de recordação. Como você (e Jeff Lemire) surgiram com esse “plot twist“? E há quanto tempo foi concebido?

  • CS: Chegou muito cedo nas sessões de planejamento. Estávamos à procura de uma grande ideia para amarrar toda a série, e que apenas casou muito bem com tudo desde o início. A ideia de que Emma faz tudo o que ela faz na série como uma espécie de homenagem distorcida ao Ciclope, tentando continuar seu legado de uma forma que ele provavelmente nunca teria endossado… Isso faz com que essa história seja um pouco mais do que apenas Inumanos e X-Men batendo uns contra os outros, e é isso que finalmente faz (espero) valer a pena ler. Estou muito feliz com isso, honestamente. Quem sabe como será recebido, mas acho que é uma história muito interessante  de Emma / Scott.

Olhando para onde a coisa está para os mutantes agora, com a escola no Limbo literalmente e tantos X-men anteriores e atuais tentando distanciar-se das ações de Ciclope, Emma Frost está satisfeita com os resultados de seu estratagema? Você chamaria sua estratagema de sucesso?

  • CS: Eu acho que sim. O objetivo de Emma é livrar-se dos Inumanos como vingança pelo que ela acredita ter feito ao Ciclope, e ter muitos mutantes desconfiados com os objetivos Inumanos é útil para ela. Dá-lhe as sementes de um exército, e como veremos em Inumanos versus X-Men, isso é o que ela precisa. Eu não diria que ela está feliz com o que aconteceu com Ciclope, mas ela está tentando fazer uma limonada do limão que lhe foi entregue… Uma terrível limonada venenosa.

É óbvio que Destrutor deve comparecer ao funeral de seu irmão, mas ao mesmo tempo, também parece que ele pode ter sido usado como uma cifra para os leitores, expressando algumas das teorias dos fãs sobre o que “realmente” aconteceu com Ciclope. Como foi a cena de encerramento concebida, e por que Destrutor foi escolhido para isso?

  • CS: Essa  idéia foi do Jeff, e eu achei ótima. Destrutor realmente deveria estar no funeral de seu irmão, e era uma oportunidade perfeita para expor o que Emma tinha feito a alguém que provavelmente seria bastante simpático a ela. Afinal, ele é bastante reacionário e intenso por natureza.

O que você pode me dizer sobre o que estava passando pelas mentes de Medusa e Raio Negro quando tomaram a decisão sobre Ciclope. Havia alguma dúvida sobre isso, e há algum pesar agora?

  • CS: Sim e não. Eu acho que pode haver arrependimento em um nível pessoal, mas nenhuma hesitação em todas as mentes dos governantes que agem em nome de seu povo. Isso é onde Medusa e Raio Negro foram. Ciclope havia manifestado sua intenção de fazer tudo o que podia para destruir a segunda nuvem, não importa quantos mutantes ou inumanos morressem no caminho. Ele também estava prestes a disparar sua rajada óptica diretamente neles. Foi um jogo de soma zero para eles – sim, ele forçou a mão, até certo ponto, mas acho que eles diriam que tomaram a decisão certa.

Você pode me dizer qualquer coisa sobre onde Emma e Destrutor foram desde a conclusão de A Morte de X, e como eles podem influenciar em Inumanos vs. X-Men?

  • CS: Eles estão ocupados. Você vai ver por onde eles têm estado em breve.

Da mesma forma, Daisuke parecia ter tido o suficiente da vida entre outros Inumanos. O que o futuro reserva para ele?

  • CS: Daisuke foi a outra parte da A Morte de X que eu pensei que era realmente bem sucedida. Ele tem um arco completo – a partir de alguém que era tão solitário que ele estava desesperadamente esperando para se tornar Inumano apenas para obter uma nova família, mas quem preferiria estar sozinho do que se envolver com a política insana do mundo Super poderoso, uma vez que ele recebe um gosto de como ele realmente é. Ele é alguém que pode ser trazido de volta a qualquer momento – afinal, ele tem um super poder, e você pode vê-lo sendo realmente útil para a causa Inumana no caminho.

Por que era importante manter a verdade sobre a morte de Ciclope em segredo até pouco antes de Inumanos vs. X-Men? Por que esperar até agora, em vez de lidar com isso logo após as guerras secretas?

  • CS: Isso tornou a história melhor? A especulação é parte de quadrinhos de super-heróis e tem sido por um longo tempo. Honestamente, eu acho que é apenas parte da diversão.

Como o tom, estilo e escala de Inumanos vs X-Men se compara com essa A Morte de X?

  • CS: Inumanos vs. X-Men é maior, tocando em todo o mundo de inumanos e mutantes nós teremos quase todas as facções lá, embora ainda haja toneladas de personagens que provavelmente não seremos capazes de espremer. Isso é o que acontece quando você acaba com duas linhas de heróis e vilões com um zilhão de personagens no mesmo livro. Faremos o nosso melhor para conseguir expor vários dos favoritos lá, e até mesmo alguns rostos que as pessoas não têm visto a muito tempo.

Qual é a relação narrativa entre Inumanos vs X-MenA Morte de X? São capítulos da mesma história, ou A Morte de X é talvez um prólogo para as coisas que estão por vir? Ou você os vê como mais ou menos histórias autônomas – ou pelo menos como histórias isoladas de um universo compartilhado ?

  • CS: Eles são independentes um do outro, e projetados para serem lidos sem o outro – nós deixamos uma abundância de pistas em Inumanos vs X-Men para que as pessoas possam entender o que aconteceu em A Morte de X se elas não tiverem lido, mas cara…  A Morte de X é uma grande história, e acrescenta tanta profundidade a Inumanos vs X-Men. Eu realmente recomendo as pessoas conferirem se puderem.

Agora que a verdade sobre A Morte de X está revelada, você acha que os fãs vão encontrar algo novo, revisitando os quadrinhos dos Inumanos e X-Men que ocorreram desde então?

  • CS: Espero que sim! Eu li todas essas coisas como parte de minha própria pesquisa para o livro (e escrevi muitas delas para o lado Inumano), e há  algumas histórias grandes lá. Como sempre quando fazemos um desses, você descobrirá mais, quanto mais você lê. Isso é realmente até o quão longe os leitores querem ir.

Finalmente, uma vez que os fãs ficaram de queixo no chão depois de ler A Morte de X # 4, como você diria para eles se prepararem para Inumanos vs. X-Men? Obviamente, você não pode dizer muito sobre a história ainda, mas há alguma última dica você gostaria de dar aos fãs?

  • CS: Inumanos vs X-Men é simplesmente enorme – e estamos criando algumas de nossas batalhas favoritas de todos os tempos entre mutantes e inumanos, os grandes e os pequenos. Estamos trabalhando para ter certeza de que a HQ tenha um monte de embates incríveis, mas também tem esse forte conflito no núcleo da história que esses eventos precisam. Espero que os leitores desfrutem!

Além de Charles, Jeff Lemire também trabalha nos roteiros, e os desenhos ficam por conta de Aaron Kuder e Javier Garron.

Comments

comments