Longa será o primeiro da Disney a quebrar alguns paradigmas do modelo “clássico”

Moana, o filme da nova princesa da Disney, só desembarca nos cinemas brasileiros dia 5 de janeiro do próximo ano, mas desde que foi anunciada, não faltam especulações sobre a sexualidade da personagem. Em recente entrevista ao The Huffington Post, o diretor da animação, John Musker, declarou que “as possibilidades estão abertas” sobre o longa ter a primeira princesa LGBT do estúdio.

Musker vem trabalhando na produção desde 2011 juntamente com Ron Clements e falou primeiramente, sobre o design da personagem, diferente de todas as princesas anteriores: “Fizemos suas pernas mais grossas e seu quadril mais largo para que ela fosse capaz de realizar as cenas de ação que tínhamos em mente, como mergulhar de penhascos e esse tipo de coisas.”

O diretor ainda contou sobre a origem do longa, que se inspirou em um mito polinésio onde uma garota precisa resgatar o rapaz por quem é apaixonada, mas, após mergulhar na cultura local por pouco tempo, a ideia logo foi deixada de lado e o foco principal tornou-se a jovem aventureira.

Finalmente, sobre a possibilidade da personagem ser a primeira figura LGBT da Disney, Musker disse que a decisão não cabe somente a ele e Clements: “Precisaria de um diretor, ou um time de diretores, que realmente quisessem falar disso, e John Lasseter (chefe de criação da Disney) gostar da ideia. Mas eu diria que não tivemos nenhuma restrição no que fizemos.”

Enquanto a obra não é finalizada, a princesa polinésia continua com sua sexualidade incerta.

Confira a sinopse do filme: “Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.”

Moana: Um Mar de Aventuras tem direção de John Musker e Ron Clements, ambos responsáveis por grandes sucessos como A Pequena Sereia e Aladdin, e chega aos cinemas em 5 de janeiro de 2017.

Comments

comments