Olá Nerds,todo mundo adora um bom filme então nada melhor do que começar o final de semana com um TOP 5 de indicações do Ponto Nerd!

Pensando no ponto alto dessa semana que foi e ainda é a serie Luke Cage, separamos 5 filmes com o tema de “Cultura Negra” e “Blaxploitation”
Primeiro um pouco do que significa Blaxploitation; Foi um movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970. Os filmes blaxploitation eram protagonizados e realizados por atores e diretores negros (quase sempre) e tinham como publico alvo, principalmente, os negros norte-americanos.

Top 5 filmes de Cultura Negra e Blaxploitation


1- Jackie Brown (Quentin Tarantino,1997)

imagesSinopse:
Comissária de bordo (Pam Grier) trafica dinheiro para os Estados Unidos, a mando de um vendedor de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide dar a volta em todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro.

CURIOSIDADES
Michael Keaton, que neste filme interpreta o policial Ray Nicolette, repetiu o papel em Irresistível Paixão (1998), outra adaptação de um livro de Elmore Leonard.

 

2- Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002)

cidadededeusSinopse:
Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

CURIOSIDADES 
Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas;

3- Shaft (Gordon Parks, 1971)

Sinopse:
O detetive John Shaft (Richard Roundtree) investiga uma guerra de gangues no Harlem quando é contatado por Bumpy Jonas (Moses Gunn), o líder da máfia negra. Bumpy quer que o detetive encontre sua filha, que foi sequestrada. Agora aliado do mafioso, Shaft descobre que o rapto foi coisa da máfia italiana, que deseja tomar o território dos negros.

CURIOSIDADES
O álbum da trilha sonora de Shaft, gravado por Isaac Hayes, também foi um grande sucesso, tendo a música “Theme from Shaft” ganhado o Oscar de melhor trilha sonora original de 1972.

 

4- Beasts of no Nation (Cary Fukunaga, 2015)

Sinopse:
Em uma cidade africana, Agu (Abraham Attah) é uma criança, que atingida pela guerra, é transformada em soldado. Após a morte de seu pai por militantes, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante (Idris Elba) que o ensinará os caminhos de um conflito.

CURIOSIDADES
Beasts of No Nation é uma adaptação do romance de mesmo nome, escrito pela autor nigeriano-americano Uzodinma Iweala em 2005.
O diretor é o mesmo da primeira temporada de True Detective, aclamada série da HBO.

 

5- Selma (Ava DuVernay, 2015)

Sinopse:
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

CURIOSIDADES
A omissão da diretora Ava Duvernay e do ator David Oyelowo das indicações ao Oscar 2015, provocou protestos de cinéfilos e das equipes Hollywoodianas. As omissões foram creditados à falta de diversidade racial em Hollywood e ao fato do estúdio (Paramount) não conseguir enviar “cópias” do filme a tempo para os membros da Academia assistirem.

Menção Honrosa: Straight Outta Compton (F. Gary Gray,2015) 

images-1Sinopse:
Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap.

CURIOSIDADES
O filme inspirou Dr. Dre a lançar um álbum após mais de 16 anos, seu nome é “Compton: A soundtrack”.
Ice Cube é interpretado no filme pelo seu filho, O’Shea Jackson Jr.
O filme bateu o recorde de maior renda de bilheteria de um filme biográfico sobre música, com US$ 56,1 milhões.

 

 

 

Comments

comments