No filme toda a narrativa segue Mason Jr (Ellar Coltrane), percorrendo a vida do garoto durante (e literalmente) doze anos, da infância à juventude. Uma das primeiras coisas que me dei conta após ver Boyhood é que Richard Linklater(diretor) não decepciona em nenhum momento, desempenha brilhantemente seu papel e faz com que o longa (de aproximadamente 2h40min) consiga fluir quase que perfeitamente.

A história não fica em nenhum momento arrastada ou cansativa, o que convenhamos, é de se aplaudir, visto que fora necessários doze anos para que o projeto ficasse pronto. Não há cortes bruscos no passar dos anos e em certos momentos, é quase imperceptível notar a mudança de cena ou até que houve uma mudança de tempo.

ethan-hawke-boyhood-1
O roteiro, escrito por Linklater, se desenrola suavemente e complementa muito bem a direção,deixando o filme com uma atmosfera ainda melhor, como nos diálogos, que são em todos os momentos simplesmente incríveis. Além disso, há pequenos detalhes e referências criadas para mostrar o passar do tempo, desde a trilha sonora (que vai de Foo Fighters a Luisa Maita) e cenas com discussões sobre filmes, “Será que irão fazer outro Star Wars”?. O elenco principal, além de Ellar Coltrane, desempenha muito bem seu papel. Ethan Hawke, Patricia Arquette e Lorelei Linklater (Pai, mãe e irmã de Mason,respectivamente) também arrasam.

Um dos melhores aspectos da trama são as ‘’mensagens e lições de vida’’ que, embora sejam relativamente comuns no gênero, nesse filme são adicionadas nos momentos mais propícios. Dessa forma, cria-se um cenário mais natural, cumprindo o objetivo de Boyhood: ser o mais parecido possível com a vida real, tal fato é comprovado pela conversa entre o personagem principal e seu pai, na qual Mason diz a Mason Jr: “Você envelhece e já não sente tanto. Você cria resistência”.

Ficha Técnica:
Título original: Boyhood
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Elenco: 
Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater, Tamara Jolaine, Zoe Graham e Sam Dillon
Ano: 2014
Duração: 165 minutos
Gênero: Drama

Comments

comments