Não é de hoje que o diretor David Fincher vai se superando nos cinema, como nos filmes Seven, Clube de Luta, Zodíaco e Rede Social. E pra surpresa de todos (ou não) em Garota Exemplar isso se repete. Na adaptação para o cinema do livro da autora Gillian Flynn após o desaparecimento de sua esposa (Rosamund Pike) no quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick (Ben Affleck) se vê em um pesadelo, e mesmo com a ajuda de sua irmã (Carrie Coon) acaba se tornando o principal suspeito.

O que começa como um simples longa de mistério onde a moça desaparece, se inicia buscas, investigações, os suspeitos surgem, a trama se complica, reviravoltas acontecem mas no final o caso geralmente se resolve, em Garota Exemplar a história pode causar um pouco de estranheza, já que perto da metade do filme o grande mistério se resolve, as investigações são praticamente encerradas, mas a história continua e as reviravoltas só aumentam. De um lado temos Nick, que após descobrir o que aconteceu fica sem muitas saídas, e do outro sua esposa Amy Dunne, que após anos de um casamento conturbado resolve forjar a morte.

540081
O diretor por sua vez consegue equilibrar os dois lados quase que perfeitamente, o do marido suspeito e o da esposa com o “plano perfeito”. Ben Affleck consegue dar o tom no seu personagem, fortalecendo a dúvida proposta no roteiro: ele a matou? Ou não? Até mesmo depois do porquê de tudo ser respondido, do caso ser encerrado o Affleck ainda consegue manter seu personagem dentro da loucura de modo primoroso. Já Rosamund Pike surpreende como a fria e misteriosa Amy, uma mulher que aparenta ser inofensiva, mas que por baixo dos panos acaba causando “grandes confusões”, tanto na vida do marido e dos ex, não que isso seja totalmente justificado, não é apenas ação e consequência.

David Fincher como dito acima, manda muito bem, deixa sua assinatura no longa. A fotografia é incrível, a trama envolvente, personagens complicados e grandes reviravoltas fazem de Garota Exemplar um dos melhores filmes do ano. Só é uma pena que talvez poucas pessoas o vejam nos cinemas.

Ficha Técnica:
Título original: Gone Girl
Direção: David Fincher
Roteiro: Gillian Flynn
Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Kim Dickens, Patrick Fugit, Carrie Coon e David Clennon
Ano: 2014
Duração:148 minutos 
Gênero: Drama

Comments

comments