Criadas para uma história em quadrinhos em 1984 de Kevin Eastman e Peter Laird, os quelônios: Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael só caíram nas graças do povo com seu primeiro desenho animado em 1987, e posteriormente, com os bonecos, vídeo games e os filmes, na década de 90. E hoje, décadas depois, chegam às salas de cinema o rebot que tem Michal Bay como produtor e Jonatham Liebesman em sua direção.

Com a premissa de que as trevas tomaram conta da cidade de New York, os quatro quelônios, ao lado da repórter April (Megan Fox) e seu câmera-man Vern Fenwick (Will Arnett), se unem para salvar a cidade do maligno plano do Destruidor (William Fichtner). Tentando se sustentar, Tartarugas acaba caindo no mar dos Blockbusters, onde se investe nos efeito e não na história. Os erros vão desde coisas bobas, como explicar situações e ações que não precisam ser explicadas, à grandes erros como a falta de desenvolvimento de personagens e a coisas que realmente incomodam, como o fato das tartarugas não saberem lutar muito bem, “mas perai, elas não são ninjas?”.

Bom, no longa não é bem assim. O único que realmente aparenta saber lutar é o grande Mestre Splinter (Danny Woodburn) – que está visualmente ótimo -, já as tartarugas em vários momentos não conseguem demonstrar um grande aprendizado em artes marciais, talvez pelo fato das cenas de ação não serem bem coreografadas. São visualmente atraentes, mas deixa a desejar em comparação com outras cenas envolvendo lutas marciais. O elenco e as piadas – que se interligam entre as forçadas e as geniais – fazem com que o filme não caia no fiasco total.

No fim das contas, com os muitos erros e poucos acertos, As Tartarugas Ninja conseguem entregar o que se propuseram a ser: um filme de comédia e ação, com quatro tartarugas, um rato, uma linda repórter, um cameramen rabugento e um vilão maligno com um plano digno de história em quadrinhos. Porém nos deixa com a sensação de que tudo nessa história poderia ser bem melhor. Do que adianta grande investimento em efeitos e pouco no roteiro?

Ficha Técnica:
Título original: Teenage Mutante Ninja Turtles
Direção: Jonathan Liebesman
Roteiro: Josh Appelbaum, André Nemec e Evan Daugherty
Elenco: Megan Fox, Will Arnett, Johnny Konoxville, William Fichtner, Alan Ritchson, Noel Fisher, Pete Ploszek, Jeremy Howard, Danny Woodburn, Tony Shlhoub, Whoopi Goldberg, Tohoru Masamune.
Ano: 2014
Duração:101 minutos 
Gênero: Aventura

Comments

comments